A única polêmica que vocês vão conseguir tirar de mim desse post é: "Eu odeio inverno. Não consigo permanecer no frio." Este álbum não traz à mente deste trovador coisas ruins, pois este se lembra de tempos mais simples, em que pegar um violão já era um ato de bruxaria para o pequeno Walef. Aliás, a ideia do meu pai era que seu filho teria nome de santo.
E teve. Ainda tem. Sempre terá. Eu vejo minha infância como o verão, se a vida fosse dividida em estações. A adolescência foi o outono, em que as mudanças começaram a fazer uma metamorfose na paisagem. No momento, estou sentindo a frieza do meu inverno. Eu odeio inverno. Mas o legal do inverno é que você se importa mais com seu conforto e até sua saúde.
Vamos acelerar as metáforas e começar a falar da banda: Legião Urbana. Eles eram um quarteto, porém um dos integrantes saiu antes do término da produção desse álbum. Os integrantes eram: Renato Russo (voz), Marcelo Bonfá (bateria), Dado Villa-Lobos (guitarra) e Renato Rocha (baixo). O integrante que deixou a banda foi Renato Rocha, que foi expulso por falta de compromisso com esta e o que foi gravado por ele foi retirado do material final. Renato e Dado gravaram as linhas de baixo no lugar do integrante expulso. Passada a treta por causa de integrante expulso (até no nosso Movimento já teve isso, é bem comum), vamos às faixas:
"Há Tempos", a canção fala de uma juventude doente e triste, que às vezes nem tem contato com drogas, mas tem contato com sérios problemas psicológicos que destroem sua vida, que ainda está no início.
"Pais E Filhos", a faixa fala de um suicídio de uma jovem garota. PARA DE CANTAR EM RODA DE VIOLÃO, JOVEM CIRANDEIRO.
"Feedback Song For A Dying Friend", música feita para Cazuza, que tinha recém descoberto sua doença, que até então era muito agressiva, pois os soropositivos não tinha muita garantia nos anos 80. Tanto que no ano seguinte ao lançamento, Cazuza nos deixou, vítima de choque séptico causado pela AIDS.
"Quando O Sol Bater Na Janela Do Teu Quarto", baseada em filosofias budistas, a faixa traz uma maneira leve de ver a vida, dizendo que a dor é necessária para nossa evolução e que o sol nasce para todos.
"Era Um Lobisomem Juvenil", faixa que mostra um dos assuntos recorrentes do álbum: a sexualidade (em especial a do vocalista, Renato Russo), em que é exposta numa conversa com seu filho, em que o mesmo tenta explicar como ele vê sua bissexualidade.
"1965 (Duas Tribos)", a música fala sobre a ditadura militar (aquela, que queriam de volta…). Porém, a banda mostra que o Brasil pode não parecer o país do futuro, mas que sabe se reerguer em momentos difíceis.
"Monte Castelo", uma faixa que não é romântica, porém mostra a verdadeira natureza dos tipos de amor: desde o bíblico ao da poesia, e que eles se aproximam sempre em algum ponto.
"Maurício", canção feita em homenagem a um fã deficiente, que foi a um show da banda e seria detido pelos seguranças. Mas no fim ele viu Renato Russo, o que ele tanto desejava e hoje em dia estamos falando dele aleatoriamente, pois o nome dele está num dos melhores álbuns de rock nacional.
"Meninos e Meninas", dessa vez, a referência a bissexualidade é mais descarada. Nessa faixa, fala-se de desilusões que se sofrem no amor, tanto num romance hétero ou homossexual.
"Sete Cidades", uma música que fala de saudade. Em que quando uma pessoa não está por perto, a pessoa que ficou sente como se tivesse perdido uma parte de si própria.
"Se Fiquei Esperando O Meu Amor Passar", a última canção do álbum. Fala sobre a importância de se aprender o que é o amor e não cometer os mesmos erros.
É importante saber que esse foi um dos álbuns mais importantes para o Legião Urbana, pois tiveram arranjos que são aclamados pelos fãs e crítica, e somente duas faixas não foram singles. O álbum mais vendido da banda também. Por isso, apesar da dificuldade, traremos este em qualidade alta (pois eu sei que teve fã reclamando da qualidade pela internet. O norte se lembra). Lembrem-se: continuaremos aqui, pois gostamos do que fazemos. Mas queremos o feedback de vocês em comentários e em qualquer coisa autoral que lançarmos, pois é muito importante.
Comentários
Postar um comentário